19 de janeiro de 2011

A Batalha do Apocalipse


Nao sou de fazer copiar e colar um texto inteiro de terceiro mas acho que este de comum acordo sobre o que quero escrever sobre o livro.
Acabei de ler ao livro A Batalha do Apocalipse, de Eduardo Spohr, conhecido do público nerd por ser uma figurinha quase obrigatória nos Nerdcasts, o podcast do site O Jovem Nerd. Fora suas participações no programa, o garoto se mostrou também um grande escritor.

O livro, lançado de forma independente pela Nerd Books, tem um acabamento maravilhoso e papel de qualidade. A capa possui uma arte bacana e mostra que a galera realmente investiu pesado nesse lançamento. Porém, foi um investimento planejado, já que a qualidade literária e a propaganda que foi feita para os milhares de ouvintes do Nerdcast, davam conta que a tiragem seria totalmente vendida. Mas, esse não é um livro que se mantém por conta do marketing que foi criado para seu lançamento. A história apresenta muita qualidade e é capaz de manter o leitor atento por suas mais de 500 páginas.

A trama, baseada na mitologia Judaico-Cristã nos fala sobre a existência de Anjos, Demônios e espíritos poderosos que habitam os planos paralelos ao nosso. Também ficamos sabendo que Yahweh, o Deus Único, caiu em sono profundo após a criação do Universo. Nesse período, conhecido como o sétimo dia, o controle do paraíso ficou a cargo dos Arcanjos, a mais alta e poderosa casta dos Anjos, cujo líder é o poderoso Miguel. Porém, os Arcanjos não partilhavam do amor de Yahweh pela humanidade e durante esse período tentaram destruir de qualquer maneira os descendentes de Adão. Cansados de levar desgraça até os humanos, um grupo de nobres Anjos, liderados pelo general Querubim Ablon, tentou acabar com a tirania dos Arcanjos. Mas, foram traídos por Lúcifer e expulsos do paraíso, sendo obrigados a viver na terra.

O livro, basicamente, conta as aventuras de Ablon durante o seu exílio na Terra. Suas aventuras pelo mundo antigo até chegar aos dias atuais, onde um grande impasse vai ser resolvido. Com a chegada do final do sétimo dia, Yahweh vai acordar e julgar os humanos e os seres celestiais por seu comportamento. O Dia do Juízo Final se aproxima e facções de Anjos e Demônios se preparam para a batalha final, que vai decidir quem governará o Universo.

Claro que esse é um resumo muito condensado de toda a trama, mas falar mais do que isso estragaria as surpresas que a história vai propiciar para o leitor. Eduardo Spohr é um escritor iniciante, mas com mão firme. A história segue uma linha linear básica, mas é interrompida por lembranças do passado de Ablon. Essas pequenas aventuras em flashback podem ser enervantes, principalmente quando estamos chegando ao clímax da história, mas mostram pedaços importantes da trama que está se desenrolando nos bastidores, além de ajudar a entender a personalidade do Anjo guerreiro.

Do ponto de vista estrutural, adorei a maneira da escrita do livro. Uma linguagem mais formal, palavras elegantes que fogem do senso comum popular (muito diferente de André Vianco, por exemplo), e frases longas, porém bem construídas. Nada de literatura de boteco aqui. O mercado nacional de fantasia precisa de autores que fujam das fórmulas fáceis e do linguajar populesco. Isso só empobrece nossa língua. E aqui fico feliz em ser tratado como um leitor inteligente. Porém, em alguns pontos do livro (muito poucos) encontramos alguns erros de digitação. Nada que uma segunda revisão não resolva.

Do ponto de vista mitológico, mais uma vez tenho que tirar o chapéu. O livro deve ter sido precedido por uma enorme pesquisa e as soluções encontradas para alguns problemas foram muito bacanas. Por exemplo, achei muito inteligente a maneira como outras crenças religiosas (Deuses e Deusas de outras mitologias) foram colocadas no livro, dando também uma validade para sua existência fora da mitologia Jucaico-Cristã. Outro ponto, que pode passar despercebido, é a sacada sobre o porquê dos templos serem lugares apropriados para se entrar em contato com o outro lado. Porém, vários pontos podem irritar os Católicos mais fervorosos, mas temos que encarar a história de cabeça aberta e se divertir com os acontecimentos.

Ótimo livro para quem gosta de literatura fantástica. Infelizmente você não vai encontrar esse livro em qualquer livraria. Para adquirir o livro é necessário se dirigir até a Nerdstore e comprar um dos exemplares que se encontram em pré-venda. Garanto que vale a pena.

texto retirado do blog defenestrado http://lorenti.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário